Um pouco sobre saúde e o perigo da artrose

Vivemos cercados de informações.

Sejam elas úteis ou não.

Nos últimos anos ficou cada vez mais “fácil” diagnosticar alguma dor e assim, encontrar tratamentos alternativos que “poupe” o nosso tempo através da internet. Este acesso ilimitado a informações, está cada vez mais tendo um resultado negativo: As pessoas estão deixando de procurar ajuda profissional em momentos necessários.

Com este novo comportamento, surgem novas responsabilidades. Nós precisamos através deste veículo de informação que hoje é o mais utilizado por todas as faixas etárias – a internet – salientar a importância da procura de profissionais para realização de tratamentos corretos.

E deixar, como costumamos nos posts da Vittal, o incentivo a prestar atenção aos sinais que o nosso corpo nos dá.

Dito isto, hoje queremos falar sobre um dos casos que mais atendemos na clínica e muitas vezes, por falta de um diagnóstico adequado e no momento correto, tendemos a tratar em um quadro avançado e com o paciente na maioria das vezes já passando por um momento de dor intensa.

Vamos falar sobre a Artrose.

Extremamente comum, principalmente em mulheres, a artrose é uma doença que ataca as articulações resultando no desgaste das cartilagens, que tem como função promover o deslizamento sem atrito entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação.

Esse desgaste e logo, o comprometimento destas articulações causam dores, inchaços e limitações funcionais. Podendo danificar qualquer junta do corpo, as áreas mais afetadas geralmente são as mãos, a coluna, o joelho e os quadris.

As causas para isto podem ser várias, e não existe uma idade específica para a doença se manifestar pois a mesma também deriva de comportamentos. Na clínica, temos pacientes que sofrem com artrose de diferentes idades e por diferentes motivos, mas na maioria das vezes – por se tratar de uma dor que começa com um simples desconforto – demora para ser diagnosticada e tratada.

Podendo ser primária ou secundária, a artrose primária pode ocorrer devido ao uso excessivo de alguma articulação, o que ocorre com frequência em profissões que exijam um esforço repetitivo, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo.

Enquanto a secundária, pode ser uma consequência de alguma doença ou condição que a pessoa tenha, como a obesidade.

Os sintomas são bem específicos: dores nas articulações afetadas, inchaço, calor, rangidos e limitações dos movimentos nas regiões afetadas.

Como citamos no inicio do texto, a artrose é uma das patologias que atendemos com frequência na Vittal, e nossa equipe está acostumada a receber o seguinte questionamento dos nossos pacientes: “ Eu poderia ter evitado isso?”

Sim. De inúmeras formas! Nossa saúde está totalmente associada a como nos comportamos no dia a dia. E, mesmo que a tecnologia ofereça muitos tratamentos alternativos , nós sabemos que certas coisas não deixam de ser fundamentais se quisermos ter uma vida longa e saudável:

FAÇA EXERCÍCIOS. Exercícios regulares com moderação da pulsação como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou corta-mato, podem vir a evitar, mais tarde, doenças nas articulações.

ALIMENTE-SE BEM. Uma alimentação consciente e exercício suficiente também ajudam a evitar excesso de peso, reduzindo assim um risco acrescido de doenças nas articulações.

FAÇA FISIOTERAPIA. Não apenas quando estiver com dor. Faça para preveni-las, para fortalecer o seu corpo.

FAÇA PILATES. Entenda o seu corpo. Melhore sua postura. Sua respiração. Sua disposição! Uma coisa está ligada á outra.

Estas são algumas das palavras que nossos profissionais procuram disseminar para os pacientes e que podem acreditar, fazem muita diferença.

Para marcar sua consulta com os nossos profissionais basta acessar a nossa home – no site – e agendar seu horário! Ou, se preferir, você pode entrar em contato através do telefone 051 3051.8494.

Vem para a Vittal!