Pilates ou RPG? Principais diferenças

Já faz um tempo que as técnicas para correção de postura e tratamento de dores musculo-esqueléticas vêm ganhando espaço no Brasil. Afinal, os problemas posturais têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente devido aos atuais hábitos envolvendo a má postura – como sentar-se de forma inadequada por horas, o excesso de peso das bolsas ou mochilas, e o home office sem a estrutura ideal.

Nesse cenário, o pilates e a RPG (Reeducação Postural Global) estão entre as atividades físicas mais procuradas por quem deseja se livrar das dores incômodas no dia a dia. Isso porque ambas têm a função de melhorar o alinhamento corporal, a flexibilidade, a resistência física e aliviar as dores corporais.

No entanto, cada método tem finalidades e indicações diferentes que variam de pessoa para pessoa e devem ser recomendados por um profissional – pois somente assim será possível realizar as atividades com qualidade e de forma correta.

Mas então: Pilates ou RPG? Para que você possa entender as principais diferenças entre as práticas, vamos explicar melhor sobre cada uma delas, seus métodos de tratamento e suas indicações.

Boa leitura!

O que é RPG?

A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna – como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, dores nos joelhos, quadril, etc.

Um dos maiores diferenciais dessa metodologia é a valorização da função estática dos músculos que, quando muito solicitados, podem encurtar e perder a flexibilidade, reduzindo os arcos de movimento e deformando o corpo. Assim, um dos princípios da RPG é identificar e alongar os músculos responsáveis por essas alterações.

A partir daí, o método permite desenvolver a capacidade de movimentação normal das articulações, além de promover a manutenção de uma postura adequada através de três procedimentos: alongamento, tração e respiração. Estes processos são considerados essenciais para a execução do tratamento.

Como é o tratamento?

A RPG identifica-se pelo atendimento individualizado. Ou seja, a intensidade e duração do tratamento (bem como a aplicação de suas técnicas) variam de paciente para paciente, dependendo da patologia apresentada, do estágio desta patologia e da resposta aos estímulos. Ela deve ser aplicada exclusivamente por fisioterapeutas que fizeram uma especialização na técnica e encontram-se habilitados para aplicá-la.

No tratamento, o fisioterapeuta analisa toda a postura do paciente, indicando os exercícios ideais para fortalecer os músculos mais fracos, e alongar também os tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

Em geral, são feitas consultas de uma a duas vezes por semana, com duração de cerca de uma hora ou mais – indo de acordo com as necessidades do paciente e da indicação médica. Mas em uma primeira avaliação já é possível ter uma noção do tempo que deve ser dedicado.

Quando é indicada?

A RPG é recomendada para alterações posturais, dores musculares e formigamentos – especialmente em casos onde há necessidade de reorganização dos movimentos em uma determinada área comprometida. Isso faz com que os músculos voltem a trabalhar normalmente em sua posição natural.

Além disso, a Reeducação Postural Global também é indicada para que o paciente obtenha uma melhor respiração e mantenha uma postura ideal para evitar novas lesões.

E o Pilates? O que é?

Já o Pilates, trata-se de um conjunto de exercícios de alongamento e relaxamento que podem ser realizados de diversas formas, dando total e completo controle do corpo e também uma extensa conexão com a mente.

O método é uma atividade física e, como tal, suas técnicas utilizam a respiração, o movimento e o peso do próprio corpo – ou de algum aparelho de auxílio – com o intuito de aumentar a resistência, a mobilidade, o tônus muscular e a flexibilidade.

Através de práticas específicas, o pilates também melhora a respiração e corrige a postura para evitar possíveis lesões, como a RPG. Mas um de seus principais diferenciais é o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo, sendo um método dinâmico que fortalece a musculatura profunda e superficial – podendo aumentar e delinear a força muscular.

Como é a prática?

A prática do Pilates conta com mais de 500 variações de exercícios que podem ser praticados de diferentes formas. Como dito acima, o Pilates utiliza o peso do próprio corpo para a realização dos exercícios e, algumas vezes, o suporte de equipamentos específicos para a prática – buscando a reeducação dos movimentos por meio de atividades embasadas na anatomia humana.

A aula, com cerca de cinquenta minutos, pode ser realizada tanto de forma individualizada quanto em grupo, presencial ou remota – desde que sempre seja orientada por professores graduados em Fisioterapia ou Educação Física.

Quando é indicada?

O Pilates, por sua vez, é indicado à todas as pessoas, sejam atletas, crianças, gestantes, deficientes, e também os sedentários, ajudando a alongar e a fortalecer os músculos, a melhorar a força e a flexibilidade de todo o corpo – auxiliando no tratamento de diferentes patologias e garantindo conforto e qualidade de vida.

Pilates ou RPG?

Podemos definir o Pilates como uma das atividades mais completas, pois promove a correta utilização das forças que atuam sobre o corpo, dos princípios de equilíbrio e gravidade em cada movimento. Assim, melhora as relações musculares e traz presença e consciência corporal.

Este tem como finalidade a prevenção de dores, focando no fortalecimento, no tônus e na resistência do corpo, além de ajudar na concentração e coordenação motora.

Já a RPG – como dito acima -, realiza um trabalho de correção postural, alívio de dores e reorganização muscular. E, ao invés de optarmos por um ou outro, a melhor alternativa seria contemplar e realizar as práticas juntas, de forma a manter e melhorar o trabalho muscular e postural – pois no sentido de dar respostas, tanto para correção postural quanto para tratamento de problemas da coluna vertebral, a RPG e o Pilates são dois métodos bastante benéficos.

Ao associar ambos, temos um trabalho completo no tratamento da dor, da correção postural e do equilíbrio músculo-esquelético, além da melhoria na respiração, na prevenção de novas lesões e no reaparecimento da má postura.

Essas metodologias, já bastante difundidas no universo da fisioterapia, vem ganhando cada vez mais espaço, sobretudo, por promover bem estar a muitos pacientes. São práticas revolucionárias e com domínio imenso de conhecimento da biomecânica, tendo como principal intuito proporcionar qualidade de vida através da aplicação de técnicas e exercícios específicos.

Na Vittal Fisio, você conta com a nossa equipe de fisioterapeutas profissionais e capacitadas, responsáveis pelo espaço de Pilates e RPG na Clínica – onde têm desenvolvido um trabalho incrível com aqueles que desejam incluir as práticas em sua rotina, garantindo a devida atenção aos objetivos e condições dos pacientes.

Ficou curioso? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *