Pilates na corrida para a saúde!

Na última publicação do nosso blog “Corrida: Pós e contras. Qual a importância da fisioterapia preventiva?”, realizamos uma série de questionamentos a respeito da prática da corrida. Reforçamos o quanto ela é exercida em nosso país, já que o mesmo possuí ambiente e clima adequados, além de ser um esporte flexível em horários, distâncias e metas.

Apesar de todos os benefícios que a corrida traz para quem a pratica, é também através dela que podemos ter diversas lesões, e nosso objetivo na página da Víttal é citar algumas destas lesões – como já fizemos no post anterior – mas principalmente informar sobre as possíveis técnicas e maneiras de prevenir as mesmas.

Hoje falaremos sobre o a prática do PILATES para o atleta. Considerada uma atividade de reabilitação, o pilates aumenta o condicionamento físico e previne diversas lesões. Sim, é verdade!

Com certeza o pilates é uma das atividades mais indicadas para quem corre com frequência tanto como hobby quanto profissionalmente, pois os seus seis princípios englobam toda a essência deste esporte!

Apenas uma lembrança para vocês destes princípios, para entenderem melhor:

1.Respiração

Mais do que uma forma de relaxamento, esse tipo de respiração tem um objetivo maior. É que ela ativa a musculatura profunda do abdômen, assoalho pélvico e eretores profundos da coluna promovendo uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.

2.Centro

Conhecido como centro de força, é o ponto focal para o controle corporal e tem como objetivo deixar a musculatura abdominal bem trabalhada para não sobrecarregar a região lombar.

3.Concentração

A concentração no método pilates é de extrema importância, é através dela que entendemos a fluidez do exercício e conseguimos realiza-lo com cuidado e responsabilidade, evitando lesões e deixando a mente guiar o nosso corpo.

4. Controle

Tão importante quanto a concentração, as duas “caminham” juntas pois esta também garante a qualidade do movimento.

5. Precisão

Este princípio é muito importante para a qualidade do movimento e para o realinhamento postural, trazendo excelente resultados. Obviamente o mesmo o mesmo está relacionado ao tempo de prática e associado ao princípio da concentração, ambos levam a perfeição.

6. Fluidez

O último princípio talvez seja o mais difícil de alcançar porque é resultado de todos os outros feitos corretamente e algumas pessoas levam tempo para chegar a esse nível. Ele indica que o movimento deve ser feito de forma coordenada, harmoniosa e contínua, sem movimentos bruscos e sem interrupções entre as repetições.

Pós o lembrete dos seis princípios do pilates, voltamos para a informação principal deste post: Os benefícios do pilates para quem pratica corrida.

A prática desta atividade – o pilates – para quem corre promove o fortalecimento dos músculos e o reequilíbrio muscular. O que queremos dizer é que este aumento de resistência que o pilates proporciona é essencial para o corpo de quem pratica corrida, além de melhorar a postura corporal resultando em um menor gasto energético e consequentemente a melhora da performance.

Importante dizer que o método segue um dos seus principais princípios com seriedade: a concentração.

Pode parecer algo fácil, normal. Mas na verdade a concentração é o grande mal da maioria das pessoas que praticam esportes. É através dela que melhoramos nossa coordenação motora e nossa consciência corporal, fazendo com que o atleta realize seus exercícios diários de forma controlada e consciente de seus limites, pensando em cada um de seus movimentos e acionando os músculos de forma correta.

A melhora na respiração para o atleta também é incontestável, o pilates promove a inspiração longa e a capacidade pulmonar. Todos sabemos que a boa respiração está diretamente ligada ao rendimento do atleta!

São realmente inúmeros os benefícios que o pilates proporciona para a prática da corrida. Na Vittal, reforçamos o quanto o método melhora além de todos estes itens citados acima, o equilíbrio do corpo, diminuindo as possíveis lesões. Mas o que mais gostamos de ressaltar é a parte do ALONGAMENTO que o pilates oferece! É essencial, e o atleta irá ter uma qualidade infinitamente maior pois sentirá seu corpo devidamente preparado.

– No próximo post faremos 5 dicas de alongamentos do pilates para quem pratica corrida!

Nossas professoras e responsáveis pelo espaço de pilates na Vittal Fisio estão desenvolvendo um trabalho incrível com aqueles que incluem a corrida em sua rotina e os resultados tem sido extremamente positivo. Acreditamos que com a informação podemos auxiliar nessa preparação física com profissionalismo e conhecimento, garantindo ao atleta um desempenho melhor e mais saudável.

Fique de olho nas nossas publicações, e caso você fique interessado pelo assunto, basta você acessar a nossa home no site e preencher o formulário da sua avaliação na Vittal “AGENDE SUA CONSULTA AQUI.”

Ou, se preferir, pode entrar em contato conosco através do nosso telefone 051 3051.8494!

Estamos esperando por vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *