Dores nos braços que podem ser tratadas pela Fisioterapia

Hoje vamos dar continuidade a série de conteúdos sobre dores no corpo. Anteriormente falamos sobre dores nas pernas e dores na lombar e hoje vamos falar sobre as dores nos braços que podem ser tratadas com fisioterapia.

As dores nos braços são muito comuns e na maioria dos casos são tendinites ou distensões. Mas existem diversas causas e muitas delas a fisioterapia pode auxiliar no tratamento de recuperação e até mesmo prevenção.

Tendinite

A tendinite de forma geral é a inflamação ou em alguns casos irritação de um tendão. Pode ocorrer no ombro, cotovelo, pulsos e até mesmo joelho e tornozelo. É caracterizada pela dor que pode ser aguda e que irradia para outras áreas do corpo impossibilitando os movimentos do braço ou da área afetada.

A tendinite no pulso é muito comum nos casos de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho afastando muitos trabalhadores das suas funções. Os tendões cruzados do pulso podem sofrer muito atrito em uma proeminência óssea causando irritação ou inflamação dos tendões. As dores da tendinite no pulso podem irradiar para todo o antebraço impossibilitando os movimentos da mão.

Distensão nos músculos bíceps ou tríceps

A distensão muscular é caracterizada pelo rompimento das fibras musculares. Ocorre quando o músculo ou tendão sofre um grande esforço causando o rompimento das fibras musculares e vasos sanguíneos.

A distensão pode ser aguda ou crônica. Aguda quando exigimos demais do músculo através de uma contração muscular repentina. Isso pode ocorrer levantando peso ou praticando esportes. E crônica quando ocorrendo por causa de esforço repetitivo, em esportes como ciclismo e corrida.

Lesão do manguito rotador

A lesão do manguito rotador ocorre quando há uma inflamação por causa de desgaste, irritação, lesão por impacto ou uso excessivo da articulação do ombro. Pode ocorrer quando carregamos muito peso ou praticamos esportes que movimentam muito os braços acima dos ombros, como: vôlei, basquete, handebol, natação, futebol (goleiros), etc. Outros profissionais ou atividades também podem causar a lesão do manguito rotador como: pintura, pedreiros, carpinteiros, eletricistas, etc.

A lesão causa dor e inchaço no ombro, dificuldade e fraqueza em movimentar os braços.

Síndrome de túnel do carpo

O túnel do carpo é uma região que fica localizada entre a mão e o antebraço. Essa região contém tendões, ligamentos e ossos. Um desses nervos é chamado de mediano e é devido a compressão dele que ocorre a síndrome de túnel do carpo.

A lesão pode ser causada por esforço repetitivo. Digitar, praticar algum esporte que exija esforço repetitivo das mãos e dedos como judô ou jiu-jitsu, tocar instrumentos, etc. Fraturas e quedas, inflamação decorrente da artrite reumatoide, também podem causar a lesão.

Os sintomas são: formigamento, dores intensas, dormência, dificuldade nos movimentos da mão, pode irradiar a dor para o antebraço e pode causar atrofia na musculatura dorsal da mão.

Capsulite adesiva

A capsulite adesiva pode ser idiopática ou secundária. É chamada idiopática quando não é identificada a causa e secundária quando algum fator é identificado. Também pode ocorrer após uma cirurgia no ombro.

A lesão é dolorosa e a pessoa fica com dificulta em mover o ombro com uma sensação de rigidez. É também conhecida como ombro congelado.

Ocorre uma inflamação na articulação interna do ombro. Essa inflamação causa uma diminuição progressiva do fundo do saco auxiliar gerando um encurtamento dos ligamentos do ombro. Isso causa aderências e aumento da espessura da cápsula causando a perda distensibilidade tecidual do ombro.

Luxação do ombro

No ombro existe uma articulação chamada glenoumeral, a ligação da cabeça do úmero e cavidade glenóide. A luxação no ombro ocorre quando há perda do contato e congruência da articulação glenoumeral.

As luxações podem ocorrer por traumas no ombro. Esportes de contato como handebol, jiu-jitsu, judô, futebol americano, musculação, através do mecanismo de tração e torção do ombro. Traumas por queda também podem causar luxação no ombro.

Os sintomas são dor intensa que pode irradiar para o pescoço, inchaço, deformidade, desaparecimento do contorno deltóide arredondado, impotência funcional, mobilidades bloqueadas.

Artrose

A artrose ocorre devido ao desgaste da cartilagem glenohumeral podendo ocorrer também na articulação acromioclavicular. O esforço repetitivo também pode causar o desgaste da cartilagem glenohumeral. A artrose pode ser primária ou essencial quando tem relação com a idade e secundária quando tem origem em lesões traumáticas, fraturas da cabeça umeral ou da glenóide, luxação e instabilidades da glenohumeral, além de outros fatores.

Os sintomas são dores no ombro, rigidez na articulação, diminuição da amplitude de movimentos, perda da força muscular, atrofia muscular.

Bursite

A bursite é uma inflamação que ocorre entre os ossos, músculos e tendões. Geralmente ocorre nos ombros, mas pode ocorrer também no quadril, pés, cotovelos e joelhos. É causada pelo esforço repetitivo e envelhecimento de determinadas articulações, traumatismos, lesões por esforço, artrite e gota.

Lesões nas mãos

Anteriormente falamos sobre diversas lesões na mão, tais como: Entorse nos dedos e Rupturas de ligamentos e tendões, fratura das falanges e metacarpos e Luxações nos dedos. Produzimos um conteúdo onde explicamos cada uma dessas lesões, você pode acessar o conteúdo clicando aqui.

A importância da Fisioterapia para a recuperação de dores nos braços

Buscando uma recuperação completa o fisioterapeuta pode promover o fortalecimento dos músculos afetados e aliviar as dores através de sessões específicas de fisioterapia, acupuntura, eletroestimulação e acompanhamento clínico.

Venha fazer uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras e fisioterapeutas!

Para agendar um horário, basta entrar na “HOME” e preencher nosso formulário que nossa equipe entrará em contato com você. Ou, se preferir, basta entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!