COVID-19 e a FISIOTERAPIA

Atender às necessidades dos pacientes, auxiliar durante a pandemia do COVID-19, assim como trabalhar a recuperação daqueles que, tiveram o seu quadro agravado com a contaminação do vírus levando a necessidade de assistência respiratória através da intubação, possibilitando o mesmo a retornar a rotina com saúde, tem sido uma das principais atuações do fisioterapeuta durante a crise do COVID-19 (Coronavírus).

O momento é de tensão, mas também de novos recursos e possibilidades na área da saúde, onde todas as empresas estão mobilizadas, buscando soluções para evitar a sobrecarga no sistema e nos profissionais de saúde que atendem em hospitais. Visando este compromisso, a Vittal Fisio tem traçado junto a outros profissionais da área da saúde, soluções para atendimentos responsáveis seguindo as orientações da World Health Organization. É importante reforçar que os grupos de risco para o COVID-19 são as pessoas de idade, porém, pacientes com históricos de diabetes, problemas cardíacos, tratamentos de câncer recentes, pressão alta e ainda, segundo a Doutora Susanne Edinger, infectologista da Cia. Da Consulta para o veículo Saúde.IG “Indivíduos em tratamento oncológico quimioterápico nos últimos 30 dias, imunoterapia, indivíduos com AIDS ou HIV com contagem total de linfócitos CD4 menor que 200, neutropênicos (contagem total de leucócitos menor que 300), portadores de neoplasias hematológicas como leucemias e linfomas, transplantados, portadores de doença auto imune, uso de medicações esteroidais (prednisolona) há mais de 15 dias e pacientes com imunodeficiência estão nesse grupo de risco”.

Entendendo a complexidade do momento e a importância do nosso trabalho para o quadro atual de saúde no Brasil, cientes de que existem etapas importantes que devem ser cumpridas para diminuir a propagação, achatar a curva de casos diagnosticados e minimizar a destruição que esta doença está causando, nossos fisioterapeutas estão prontos para atende-los com toda a segurança. A Clínica Vittal Fisio desenvolveu uma série de orientações e restrições para os seus profissionais, aos quais, fazemos questão de deixar em aberto para vocês, a fim de garantir a confiança em nosso trabalho:

a) O profissional de saúde é responsável por uma avaliação semanal para verificar se o ambiente de recepção dos pacientes é adequado para fornecer os cuidados; o profissional de saúde deve avaliar se a patologia do paciente é de fato necessária para que o mesmo seja exposto ao ambiente externo;

b) Um link de comunicação com os serviços de saúde – no caso, a Clínica Vittal Fisio – ou profissional de saúde pública, ou ambos, devem ser estabelecidos para a duração do período de atendimento – ; Garantindo que QUALQUER sintoma seja ele: garganta, dispneia, congestão nasal ou dor de cabeça, são alguns dos sintomas que devem ser levados em consideração. Raramente, os pacientes apresentam diarreia, náusea e vômito; que seja detectado tanto no profissional da área da saúde quanto no próprio paciente, devem ser alertados IMEDIATAMENTE;

c) A utilização de máscaras será OBRIGATÓRIA entre os funcionários da clínica, e solicitada a todos os pacientes;

d) Os pacientes devem ser educados sobre higiene pessoal, medidas básicas do IPC e como cuidar da maneira mais segura possível para a pessoa suspeita de ter COVID19 não espalhe a infecção para o domicílio;

e) O limite de pacientes por horário de atendimento e circulação na clínica DEVEM ser respeitados;

f) Será OBRIGATÓRIA a higiene das mãos após qualquer tipo de contato com pacientes ou seu ambiente imediato. Higiene das mãos também devem ser realizadas antes e depois da preparação dos alimentos, antes de comer, depois de usar o banheiro e sempre que as mãos parecem sujas.

g) Lavar as mãos com água e sabão, é preferível usar toalhas de papel descartáveis ​​para secar as mãos. Se estes são disponíveis, use toalhas de pano limpas e substitua-as frequentemente.

h) Para conter secreções respiratórias, uma máscara médica deve ser fornecida ao paciente e usado tanto quanto possível e alterado diariamente. Indivíduos que não podem tolerar uma máscara médica devem usar respiratória rigorosa higiene; isto é, a boca e o nariz devem ser cobertos com um lenço de papel descartável ao tossir ou espirros. Materiais usados ​​para cobrir a boca e o nariz deve ser descartado ou limpo adequadamente após o uso por exemplo, lave lenços usando sabão ou detergente comum e água.

i) Evite contato direto com fluidos corporais, principalmente orais ou secreções respiratórias e fezes. Use luvas descartáveis e uma máscara ao prestar cuidados orais ou respiratórios e ao manusear fezes, urina e outros resíduos. Realizar higiene das mãos antes e depois da remoção das luvas e da máscara. NÃO REUTILIZE MÁSCARAS OU LUVAS.

Estas e algumas outras orientações estarão fazendo parte dos cuidados na nossa empresa. Tudo isso para fornecer a você a segurança, o conforto e a ajuda necessária neste momento. Estaremos compartilhando conteúdos voltados aos cuidados domiciliares e ao CODVID-19 semanalmente e lembrando que nossa equipe estará sempre a disposição para dúvidas e informações.

Dúvidas, horários e atendimentos serão respondidos via telefone 051 3051.8494 ou pelo whatsapp da clínica 051 98036.5225!