A importância da Fisioterapia Preventiva

Para a maioria das pessoas, a fisioterapia é voltada para aqueles que sofreram com algum trauma, lesão ou patologia – tendo como princípio a reabilitação física e o favorecimento da performance individual.

No entanto, o que muitos desconhecem, é que o método fisioterapêutico também é uma excelente medida preventiva. Sendo capaz de evitar o surgimento de determinadas patologias, fortalecer o corpo e promover qualidade de vida no dia a dia dos pacientes.

Para você entender mais sobre como a fisioterapia preventiva pode melhorar o condicionamento físico e proporcionar uma série de benefícios, a Vittal Fisio produziu esse conteúdo englobando tudo sobre o método e suas ações no nosso organismo.

Boa leitura!

O que é a fisioterapia preventiva?

A fisioterapia preventiva compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios, com o objetivo de manter a funcionalidade e o bem-estar do paciente.

A abordagem utiliza os exercícios fisioterapêuticos para evitar possíveis lesões, traumas e patologias, bem como tratar ou retardar complicações – sendo composta principalmente por exercícios de alongamento e relaxamento.

Muito usada por atletas e idosos, o método também pode ser facilmente indicado para qualquer pessoa e a qualquer idade, já que sua principal função é adaptar o tratamento preventivo para a realidade, necessidade e limitação de cada paciente. Proporcionando uma vida com mais qualidade e saúde.

Ou seja, seus benefícios são múltiplos e capazes de atingir um público imenso – complementando atividades físicas, melhorando o condicionamento do organismo e minimizando o risco de acidentes.

No entanto, como qualquer método terapêutico, há o seu público alvo – onde os maiores candidatos são idosos, esportistas e trabalhadores que tendem a ficar muito tempo no escritório.

Fisioterapia preventiva para idosos

Podemos dizer que os principais objetivos da fisioterapia preventiva para idosos incluem preservar a função motora, adiar a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento e prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes causados por limitações naturais da idade.

Nessa modalidade da fisioterapia, as indicações envolvem, geralmente, a reversão de quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, dor, cansaço, agilidade e equilíbrio. Além de ser eficaz no controle e no tratamento de problemas como insônia, depressão e ansiedade.

No mais, os procedimentos da fisioterapia preventiva ajudam a prevenir riscos de doenças comuns nessa faixa etária, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose, etc.

Fisioterapia preventiva nos esportes

O objetivo da fisioterapia preventiva para este público, por sua vez, é evitar que o esportista sofra algum tipo de trauma ou lesão, melhorando seu desempenho e rendimento nos treinos e competições.

Entre os praticantes de atividades esportivas, o trabalho de prevenção deve ser feito por um fisioterapeuta habilitado e que conheça a fundo o esporte que seus pacientes praticam. Com este conhecimento, ele será capaz de avaliar os pontos principais e individuais que podem gerar lesões a curto, médio ou longo prazo.

Já o tratamento, é sempre elaborado a partir da atividade física praticada, os grupos musculares mais utilizados, as características físicas do atleta e a identificação das lesões mais comuns a que ele está sujeito. Além de fatores como idade, condicionamento, flexibilidade e força muscular.

Com estas informações definidas, o fisioterapeuta vai aplicar estratégias de prevenção de forma individualizada e durante um período pré-determinado. A partir daí, refaz a avaliação e compara seus resultados ao início do programa preventivo.

Fisioterapia preventiva para trabalhadores

As pressões características do ambiente corporativo e o acúmulo de tarefas no dia a dia, somados à postura inadequada e aos movimentos repetitivos no local de trabalho, fazem com que a conscientização sobre a importância de incluir o alongamento e manter a postura correta ao longo do trabalho ganhe cada vez mais atenção.

Quem trabalha sentado por longos períodos de tempo, por exemplo, se beneficia muito da perspectiva profilática na fisioterapia. Além de promover a saúde geral dos funcionários, ela atua na prevenção de doenças psíquicas e lesões musculoesqueléticas ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho – que acabam por causar grande impacto na qualidade de vida e na produtividade do trabalhador.

Associada às técnicas de ginástica laboral e treinamento físico, a fisioterapia preventiva proporciona um bem-estar a curto, médio e longo prazo para aqueles que incluem a prática em seu dia a dia.

Benefícios da fisioterapia preventiva

Dessa forma, por meio da prevenção, o fisioterapeuta proporciona mais qualidade de vida e disposição para seus pacientes, tudo isso sem sofrimento e com o mínimo de impactos negativos para a saúde. Sendo uma metodologia que vai além do tratamento para dor, atuando, também, na saúde do organismo – melhorando o funcionamento dos órgãos e auxiliando no combate de diversas patologias.

Dito isso, podemos dizer, de maneira geral, que os principais benefícios do método são:

• Prevenir doenças causadas por movimentos repetitivos, como a LER;
  • Fortalecer a musculatura de algumas regiões do corpo com exercícios localizados;
  • Melhorar a motivação e reduzir dores causadas pelo trabalho;
  • Aumentar as taxas de endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem estar;
  • Prevenir doenças cardíacas, sobretudo em pessoas da terceira idade;
  • Acelerar o metabolismo e contribuir para o emagrecimento;
  • Proporcionar mais qualidade de vida, tornando possível o desempenho de atividades que antes não podiam ser realizadas.

Onde tratar em Canoas?

Aqui na Vittal Fisio Canoas, contamos com a equipe de fisioterapeutas qualificados e capacitados, responsáveis pelo espaço de fisio da Clínica – onde têm desenvolvido um trabalho incrível com aqueles que incluem a prática em sua rotina, garantindo a devida atenção aos objetivos e condições dos pacientes.

Além disso, nós possuímos ambientes reservados e adaptados para a técnica, tudo para proporcionar aos nossos pacientes um local de confiança e tranquilidade!

Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!