Chamado inicialmente de Contrologia, o método Pilates era conhecido por utilizar a mente para controlar o corpo. Quem trouxe essa filosofia e introduziu o método da maneira como o conhecemos hoje foi o alemão Joseph Pilates, que sofria desde a infância com o raquitismo, a febre reumática e a asma. Talvez tenha sido por causa desses obstáculos que Joseph tenha buscado a inspiração para dedicar sua vida à melhora do condicionamento físico e à qualidade de vida dele e de tantas outras pessoas.
Buscando compreender anatomia e fisiologia milenar chinesa, bem como exercendo ioga, boxe, natação e musculação, ele usou de todas essas técnicas para na criação do método Pilates. Em 1929, Joseph abriu seu primeiro estúdio em New York.
Hoje, em 2019, buscamos difundir essa atividade, transformando-a em um “lifestyle” para os nossos pacientes, sempre reforçando todos os benefícios desse método, tais como:
– O aumento da resistência física e mental
– O aumento da flexibilidade
– A correção da postura
– O aumento da concentração
– A melhora na coordenação motora
– O menor atrito nas articulações
– O alivio nas dores musculares
– A melhora no controle da respiração
– O relaxamento, o bem-estar e a auto estima que a prática desenvolve no paciente
– A ajuda no controle do peso
– O fortalecimento dos músculos abdominais
– O alivio da ansiedade e estresse
O Pilates também é uma excelente escolha para as gestantes, porque:
– Estabiliza a coluna lombar, evitando dores
– Fortalece o assoalho pélvico
– Ajuda a manter a postura e, consequentemente, fortalece o cinturão abdominal, contribuindo para a força dos músculos mais profundos como o transverso e psoas
– Reduz as dores em geral do corpo
– Melhora a qualidade do sono
– Leva à prática da respiração profunda e controlada
A verdade é que o Pilates é um método indicado para todos, pois não discrimina idade. Com esse método, a equipe Vittal busca revigorar a mente e elevar o espírito de nossos pacientes, além de aumentar a qualidade de vida e saúde.
Ainda tem alguma dúvida de que você precisa conhecer o método Pilates?
Agende sua consulta!
Pingback: Por que praticar Pilates? – Vittal – Clínica de Saúde | Fisioterapia, Fisiatria, Pilates, Osteopatia e Acunpuntura em Canoas/RS