A prática da corrida é considerada um dos esportes mais influentes e praticados no Brasil.
Por vários motivos: pela capacidade de poder exerce-la em praticamente todos os lugares, pelo nosso clima, life-style e obviamente, por todos os benefícios que a prática introduz.
Benefícios estes conhecidos como o fortalecimento do coração, já que o esporte promove a resistência do atleta.
A diminuição LDL, conhecido também como o colesterol ruim, o fortalecimento dos músculos, diminuindo dores comuns e ajudando na prevenção de algumas possíveis lesões , além da perda de peso de uma forma saudável.
Mas o que pouca gente sabe, é que este esporte tão praticado e respeitado é também um dos maiores beneficiadores de lesões e desgastes das cartilagens (teremos um post falando exclusivamente sobre a artrose), pelo simples esforço repetitivo e estresse articular por sobrecarga que o exercício exige.
A quantidade de danos que podemos ter durante uma corrida é grande, mas as mais comuns entre aqueles que praticam são: A Síndrome do estresse medial da tíbia, também conhecida como canelite que nada mais é do que a inflamação do osso tibial localizado logo abaixo do joelho.
A fascite plantar que também é uma inflamação, porém localizada em uma membrana na sola do pé, exposta a tensão toda vez que o retiramos do chão para o movimento da corrida ou caminhada.
E para concluir, a tendinoplatia de Aquiles, que é uma consequência de uma inflamação no tendão de Aquiles, responsável por impulsionar o corpo para frente durante a pisada.
São muitos os casos de atletas que por todos os motivos citados acima procuram o auxilio na fisioterapia. E é nosso trabalho, além de ajuda-los na hora da lesão, alertar aos que praticam o esporte a importância da fisioterapia preventiva!
A fisioterapia preventiva tem como principal objetivo a melhora do preparo físico para a execução do esporte com segurança e saúde.
É muito importante lembrar que, para quem pratica a corrida como esporte específico, a fisioterapia preventiva, procura trabalhar a musculatura do core que inclui musculatura abdominal, lombar, quadril e assoalho pélvico. É de extrema importância o fortalecimento destes músculos, pois os mesmos são a base estabilizadora, com estes músculos enfraquecidos a probabilidade de uma possível lesão é muito maior.
Além da musculatura do core, outra essencial para a prática é a musculatura específica para o paciente: os membros inferiores. São eles que conduzem o atleta durante a prática do esporte, tendo que estar com um excelente equilíbrio e flexibilidade.
A harmonia entre os dois irá prevenir tendinites, distensões, lesões de cartilagem e etc.
Na Vittal Fisio nossa equipe costuma conduzir este caso da seguinte forma:
Primeiramente o paciente passará por uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras. Neste encontro, será informado ao médico a frequência da prática, se já possuí algum sintoma de lesão ou desconforto e o exame para a recomendação das sessões com nossos fisioterapeutas.
Após esta primeira fase, o fisioterapeuta pós conhecer o histórico e sugestões do médico fisiatra, desenvolverá uma série de exercícios de alongamento e relaxamento, com o intuído de aumentar a flexibilidade e disposição do mesmo.
A cada dia que passa procuramos obter mais informações sobre diversos exercícios e alongamentos que possam ajudar e prevenir em todas essas possíveis disfunções. O diálogo é o primeiro passo, o entendimento da importância o segundo e por último, o ato de procurar esta assistência para construir uma saudável prática do seu esporte preferido!
Para maiores informações sobre a fisioterapia preventiva exercida pela equipe Vittal Físio, basta acessar a nossa home para agendar um horário ou entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494 de segunda a sexta nos horários comerciais das 8h as 20h.
Esperamos por vocês!