A prática de alongamentos é um dos exercícios físicos mais importantes, indicada principalmente para manter e restaurar o equilíbrio normal dos músculos, tendões e ligamentos – além de ser uma atividade simples de ser realizada, podendo ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora.
Acontece que nossos músculos, responsáveis pelos nossos movimentos, possuem a elasticidade que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Antes do exercício físico, o alongamento serve como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade. Ou seja, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois, sua função é de relaxar a musculatura e evitar as dores posteriores à atividade.
Por isso, o alongamento é extremamente importante tanto antes quanto depois das práticas esportivas – trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho da atividade física.
Para estabelecer uma boa prática de alongamentos e aproveitar ao máximo os benefícios dos exercícios, é fundamental entender alguns pontos – começando, claro, pela diferença entre o alongamento e o aquecimento.
Alongamento x aquecimento
Ambos são extremamente importantes para a prática segura, confortável e efetiva de atividades físicas e, geralmente, são realizados ao mesmo tempo – antes da atividade física em si. Porém, contam com princípios diferentes.
O aquecimento, com o intuito de preparar o corpo, eleva sua temperatura e batimentos cardíacos até o nível ideal para a atividade física, enquanto o alongamento foca nos músculos que serão usados, prevenindo possíveis lesões.
Mas de maneira geral, o principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, ocasionando a maior amplitude de movimentos possível de uma determinada articulação.
Para aqueles que não estão familiarizados com a prática, é importante o auxílio de um profissional para ensinar e ajudar na execução dos exercícios – principalmente quando se está iniciando também a prática de atividade física. Depois que já souber o passo a passo de cada exercício, estes poderão ser realizados em casa mesmo – mas cuidado, qualquer alteração na intensidade deve ser orientada.
Dicas
- Os maiores benefícios para a flexibilidade são obtidos em médio e longo prazo, tenha paciência e persistência! E lembre-se: sempre respeitando os limites do seu corpo;
- Alongue-se sempre que puder! Em diferentes momentos do dia (no trabalho, nos afazeres domésticos e no tempo de lazer);
- Durante a prática, respire de forma lenta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. É importante que a respiração seja abdominal, principalmente em exercícios de alongamento, a fim de evitar a contração desnecessária de músculos – além de cansar menos;
- Não se esqueça de alinhar ao aquecimento! Assim como o alongamento, ele é fundamental antes da atividade física, pois diminui o risco de lesões como, por exemplo, os estiramentos e ainda promove a ativação da circulação.
- Cuidado com a postura durante a atividade física! Além de prejudicar seu organismo, pode causar dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça.
- Atenção ao equilíbrio entre força e flexibilidade para não sobrecarregar as estruturas.
- Procure realizar as atividades físicas mais prazerosas e adequadas à você para não tornar o exercício cansativo.
Além disso, ressaltamos que a busca por um profissional especializado, antes de iniciar qualquer atividade física, também pode auxiliar bastante. O profissional vai acompanhar a sua evolução e indicar as melhores alternativas para os seus objetivos e necessidades.
Fisioterapia Esportiva
Junto a isso, não se pode falar de cuidados na prática de atividades físicas sem mencionar a fisioterapia esportiva!
A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional que contempla todas as questões abordadas no conteúdo, focada na saúde e no bem estar de atletas e praticantes de exercícios físicos em modalidades esportivas. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.
O fisioterapeuta desportista prepara os atletas para competições, previne luxações, lesões em ligamentos, tendinites, entorse e fraturas em pessoas que praticam atividades físicas e recupera as contusões ocasionadas pelo esporte – acompanhando o atleta em todas as estações do ano e o auxiliando na adaptação do corpo às mudanças de temperatura.
Além disso, em caso de lesão, o fisioterapeuta proporciona o retorno ao esporte no menor prazo possível: por meio do diagnóstico funcional e dos exames clínicos do paciente, é possível instituir métodos fisioterapêuticos específicos e acompanhar a evolução do tratamento, bem como evitar que as dores ou lesões retornem.
Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!