Em recente estudo divulgado pela Revista USP de Fisioterapia e Pesquisa as pesquisadoras Poliana do Amaral Benfica, Emiliane Aparecida Roza, Carla Silva Alves Lacerda e Janaíne Cunha Polese constataram que pessoas pós-AVE crônico deambuladores comunitários possuem maior força muscular dos membros inferiores e melhor habilidade de locomoção, comparados aos deambuladores não comunitários.
Deambuladores Comunitários são aqueles que conseguem manter uma rotina de movimentação dentro e fora de casa, conseguindo realizar suas principais atividades. De forma geral podem subir e descer escadas, andar de ônibus e carro, só necessitando de cadeiras de rodas para longas distâncias.
Não Deambuladores são aqueles que necessitam de uma cadeira de rodas para locomover-se em curta e longa distâncias. Conseguem ficar em pé, mas somente para passar da cama para a cadeira de rodas e da cadeira de rodas para cama.
A pesquisa possibilitou identificar a necessidade de uma avaliação mais completa para paciente pós-AVE, onde a mesma inclua a quantificação da percepção de locomoção, e não somente a mensuração da força muscular dos membros inferiores. Com isso o fisioterapeta pode auxiliar a análise da evolução do paciente e avaliar a eficácia da conduta terapêutica.
Você pode acessar o estudo completo aqui: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/161225
A importância da Fisioterapia para a recuperação de pacientes pós-AVE
Buscando uma recuperação completa o fisioterapeuta pode promover o fortalecimento e recuperação do movimentos dos músculos, articulações e tendões dos pacientes pós-AVE.
Venha fazer uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras e fisioterapia para reforço muscular.
Para agendar um horário, basta entrar na “HOME” e preencher nosso formulário que nossa equipe entrará em contato com você. Ou, se preferir, basta entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!