A acupuntura é uma terapia milenar que trabalha na inserção de agulhas no corpo, com o propósito de estimular as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos. Essas ações resultam em inúmeros benefícios para a qualidade de vida do paciente, podendo agir em praticamente todas as disfunções físicas e psicológicas.
Em função disso, a técnica tem se tornado cada vez mais popular, principalmente no tratamento de lesões de origem muscular-esquelética – como um trauma, uma artrose, erros de postura e lesão dos tecidos moles -, justamente o motivo mais frequente que leva os pacientes a buscarem pela acupuntura.
E em tempos de pandemia – com o isolamento social, home office e as tensões emocionais -, as lesões musculares aumentaram bastante especificamente na região da lombar, dando ainda mais ênfase ao método. Mas qual a importância da acupuntura no tratamento de lesões?
Para entender melhor, primeiro vamos falar um pouco sobre o que é a acupuntura e como ela age no organismo:
Utilizada há mais de dois mil anos pela medicina oriental, a acupuntura consiste na estimulação de pontos anatômicos relacionados a diversos órgãos e sistemas do corpo.
Existem diferentes formas de realizar a estimulação dos pontos anatômicos, mas a mais comum delas é por meio da inserção de agulhas muito finas, que penetram superficialmente na pele. Essas agulhas, em seguida, podem receber uma leve corrente elétrica ou serem manipuladas manualmente.
Através da técnica, o corpo envia mensagens para o cérebro e desencadeia diferentes efeitos e sensações, podendo agir como analgésico, relaxante muscular, anti-inflamatório, anti depressivo e ainda fortalecer a imunidade.
Acupuntura e a lesão muscular-esquelética:
A lesão é resultado de qualquer sobrecarga que ultrapasse a tolerância máxima do tecido. Essa sobrecarga pode ocorrer de uma única vez, como contusões, entorses, traumas e rupturas (lesões agudas). Como também pelo exercício e esforço repetido e/ou excessivo, onde estão inseridas as bursites e tendinites, por exemplo.
A dor crônica, por sua vez, pode ser resultado de vários fatores, desde sobrepeso e lesões na musculatura até estresse, tensão emocional e perturbações no sono.
O tratamento com acupuntura visa estimular a melhora da lesão de duas formas: uma localmente, ou seja, colocando as agulhas na lesão e provocando uma modificação das células afetadas e uma aceleração na regeneração destes tecidos.
E outra indiretamente, a partir do estímulo dos pontos conectados à lesão. Esses estímulos nos tecidos chegam até o cérebro, onde produzirá substâncias que inibem a dor e melhoram a inflamação.
Da mesma forma que é possível estimular pontos ligados à produção dos hormônios do estresse, como o cortisol, diminuindo a sua ação no nosso organismo. Assim ocorre uma redução dos níveis de ansiedade e, consequentemente, das dores envolvendo as tensões.
Mas Independente da linha da medicina seguida, a acupuntura melhora a circulação sanguínea do tecido lesionado levando ao relaxamento muscular, redução da dor, liberação de tensões musculares e valorização da elasticidade muscular. Além de atuar no controle da ansiedade e na melhora do sono – o que auxilia no equilíbrio físico e mental.
A durabilidade do tratamento com a técnica da acupuntura depende da patologia apresentada pelo paciente, da evolução dos sintomas, da gravidade e mesmo de um histórico de tratamento que já pode ter sido realizado.
Ficou curioso? Entre em contato com a gente! Aqui na Vittal Fisio Canoas, nós priorizamos não apenas um bom atendimento, mas também o esclarecimento da importância dos métodos que aplicamos com nossos pacientes.