Muitas pessoas acreditam que a ventosaterapia é uma exclusividade da medicina chinesa.
Porém, existem registros desta técnica desde o antigo Egito, além da mesma ser mencionada nas escritas de Hipócrates, considerado por muitos o “pai da medicina.” O método portanto, era utilizado pelo povo grego desde o século IV a.C. Interessante, certo? Uma técnica realmente milenar e cada vez mais utilizada nos dias atuais.
Mas antes de falarmos sobre todos os benefícios da mesma, vamos começar com o básico.
O que é ventosaterapia?
Uma técnica para melhorar a circulação sanguínea em um determinado local do corpo. O efeito do vácuo que a ventosa produz, faz com que a pele seja “sugada” e traz como resultado o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local, produzindo maior oxigenação desdes tecidos, permitindo a liberação das toxinas do sangue e dos músculos com maior facilidade.
Os copos utilizados para a ventosaterapia podem ser classificados em 3:
1 . O copo de silicone: Uma das formas mais simples. O copo de silicone é pressionado pelos dedos e depois colocado na pele, formando um vácuo.
2. O copo de vidro: Neste caso, é necessário acender uma vela e colocar sua chama no interior do copo, para em seguida por na pele. Desta maneira o vácuo se forma depois que o oxigênio de dentro do copo for consumido.
3. Ventosa eletrônica: Este formato é feito com um aparelho eletrônico que promove o vácuo ao ser ligado na região da pele desejada. Desta forma, a pele vai sendo sugada com maior estabilidade com o aparelho na superfície que está sendo tratada.
Agora que falamos um pouco sobre a história e também uma breve abordagem sobre a técnica, vamos citar abaixo alguns dos benefícios introduzidos pela mesma para a vida dos pacientes:
– O aumento da circulação sanguínea local;
– A eliminação de contraturas musculares;
– O fortalecimento dos vasos sanguíneos;
– O aumento da produção de líquido sinovial das articulações;
– A redução e tratamento da celulite;
– A melhora no tratamento para dores de cabeça;
– A ajuda na redução de hipertensão arterial;
– A melhora nos problemas digestivos
– O relaxamento muscular da região tratada
Os esclarecimentos sobre esta técnica são extremamente necessários, pois a mesma diversas vezes desperta dúvidas e aflições em pacientes, pois na maioria dos casos não é conhecida e pode assustar pelo material utilizado, mas é verdade é que a mesma é recomendadíssima para diversos problemas de saúde – conforme citamos acima.
Uma sessão de ventosaterapia pode variar de 5 a 10 minutos, dependendo da região e do quadro do paciente. Aqui na Vittal Físio Canoas nós possuímos ambientes reservados e adaptados para a técnica, tudo para proporcionar aos nossos pacientes um local de confiança e relaxamento!
O importante para gente é a sua saúde!